sexta-feira, maio 19, 2006

Benção das Pastas

Comemora-se amanha, na cidade de Beja, a Benção das Pastas.
Neste contexto não irei problematizar sobre a "questão" religiosa, cingindo-me a duas breves notas:
- primeiro, a importância social; praticamente setecentos jovens, acompanhados pelas suas famílias, vão demonstrar a importância da existência do Ensino Superior, especialmente nas pequenas cidades do interior; seria importante que quem de direito entendesse a pertinência do que aqui se comemora, compreendesse que milhares de jovens têm acesso a uma formação que, caso não fosse a proximidade geográfica seria impossível.
- depois, os meus parabéns aos finalistas e às suas famílias, que amanha celebram o culminar de um processo longo, dificil, caro, que exige de cada um o máximo da sua disponibilidade.
Uma palavras especial para os meus alunos, reiterando o que sempre lhes digo: façam-me o especial favor de serem felizes.
Para os meus "meninos", deixo aqui as palavras que escrevi nas fitas:
É sempre complexo olhar para uma fita vazia
Na qual se espera que deixemos algo grandioso e eloquente,
Algo afectuoso, algo que fuja aos lugares comuns
Tradicionais destes momentos.

Vou ser banal, vulgar, comum, trivial,
Como muitas vezes sou,
Repetir o que todos os outros dizem
Refugiando-me em banalidades.

Mas será mesmo frívolo desejar que alguém
Seja estupidamente feliz?

Deste antes professor e agora apenas amigo
Hugo Lança

View My Stats