terça-feira, maio 30, 2006

CARPE DIEM

CARPE DIEM


Foi o Sr. Albano que nos representou e, por isso, prestigiou este grupo de pessoas. Nele confiámos porque sabíamos que seríamos representados ao mais alto nível. Foi bonito ouvirmos as palavras que proferiu e agora temos oportunidade de, com calma, as lermos. Sr. Albano, agradecemos também a logística. Estava tudo perfeito!

(…) Como representante da turma do 4º ano de Direito desta Universidade, não queria deixar passar esta ocasião, sem que pudesse aqui dirigir algumas palavras em nome dos meus colegas. Com todos vós, partilhamos hoje um dia que desejamos transformar num marco importante das nossas vidas, nesta caminhada que não tem sido fácil, mas que simultaneamente, tem sido cheia de momentos que jamais esqueceremos.
Compreenderão de certa forma a nossa satisfação por estarmos aqui hoje reunidos com colegas, amigos, professores, directores, familiares. Para estes últimos, em especial, um voto de gratidão pelo apoio que sempre nos dispensaram.
É com os nossos familiares que partilhamos as fraquezas, os insucessos e também os sucessos. E sabemos que eles sofrem tanto quanto nós, em especial nos momentos críticos que são os exames.
Não podemos também, de certo modo, deixar de colocar em evidência o esforço de muitos dos nossos colegas que percorrem centenas e centenas de quilómetros para, que tenham a possibilidade de estar, diariamente, a partilhar as aulas que nos são ministradas.
Muitos de nós temos a vida profissional organizada e nos próprios locais de trabalho muitas vezes não somos compreendidos pelas nossas ausências.
Deixamos, também, uma palavra muito especial para o corpo docente desta casa, que sempre nos brindou com a sua amizade, independentemente das exigências que são feitas nas diversas cadeiras que temos pela frente. E aqui quero abrir um parêntesis. Ao Professor que nos ensinou e passo a citar: “Eu aqui com os meus alunos não sou professor de «pi pi pi» , eu aqui quero que seja um relacionamento professor/aluno que possa ser útil para as vossas vidas e que a vossa presença aqui, não seja uma obrigação mas sim uma mais valia.”
E sem querer alongar-me mais, deixo-vos com esta frase: “Carpe Diem”, ou seja, aproveita o dia. Uma frase de Horácio, que nos recorda ser a vida um período curto e que devemos gozar dela, sem desperdiçar o tempo.
E foi muito bom chegar até aqui. Mas seria ainda melhor que depois de passar mais um ano, tenhamos as portas abertas para o sucesso e que esse mesmo sucesso possa ser novamente partilhado por todos os nossos amigos e familiares os quais gostaríamos que pudessem sentir orgulho nestes vossos amigos.

As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é INFINDÁVEL.

A todos muito obrigado. Saudações académicas do 4º ano de Direito.

Albano Fialho
Beja, 20 de Maio de 2006

1 Comments:

Blogger sissi said...

Nem imaginam a pena c q fiquei de n ir a esta cerimónia...Vejo que tudo correu bem e que a nossa turma mais uma vez mostrou a fibra de q é feita. Obrigada a Sr. Albano pelas lindas palavras q nos dedicou e ao nosso padrinho pelas suas doutas palavras, sempre carregadas de um simbolismo q tão bem lhe conhecemos...Até breve.

2 de junho de 2006 às 17:40  

Enviar um comentário

<< Home


View My Stats