sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Uma citação (infelizmente) necessária...

A auto-censura está a crescer exponencialmente na nossa sociedade. Já não bastava a história das caricaturas, começa-se agora a policiar o que se escreve. Eu próprio me pergunto sobre se o que escrevi atrás me leva a cometer algum crime que justifique qualquer busca, tão fluída está a fronteira da criminalização da opinião. Mas de uma coisa tenho a certeza: se eu não posso livremente criticar a PGR e os seus agentes, sem correr o risco de cometer algum bizarro crime que, mesmo que não me leve à condenação, me leve a viver uns tempos miseráveis e humilhantes, não há genuína liberdade de expressão.

José Pacheco Pereira in Abrupto

2 Comments:

Blogger Malta de 74 said...

Salvo o devido respeito, Dr. Hugo Lança, não vejo qual o interesse desta citação.
Que eu imagine, pois este Sr. Dr. escreve sempre sem ser objectivo, obrigando a que se imagine o que quer dizer, estará ele a referir-se à situação que se vive com o "24 Horas". Ora, esse jornal publicou matéria que se encontrava num processo ainda a decorrer. É fundamental saber quem forneceu essa informação e, como os autores da notícia não se referiam ao modo como obtiveram os elementos, os quais, ainda por cima, em termos de informática não estavam visíveis, urge tomar medidas para que revelem e se saiba toda a verdade. Daí, até concluir o que este Sr. Dr. escreveu, vai um enorme passo, aquele que separa uma ditadura de uma democracia.

18 de fevereiro de 2006 às 16:14  
Blogger Hugo Cunha Lança said...

Sempre Juiz, não se desculpe por divergir! Se algo me atraí é uma boa disputa de argumentos.

Não farei a defesa de JPP; sobre a oportunidade da citação... bem, salvo melhor opinião, a liberdade de expressão é hoje um tema de actualidade.

Sobre o "24 horas" (pelo qual confesso a minha especial antipatia) apenas me ocorre uma pergunta: neste processo existiram largas dezenas de violações ao segredo de justiça: quantos motivaram uma reacção similar?

20 de fevereiro de 2006 às 00:40  

Enviar um comentário

<< Home


View My Stats