quarta-feira, maio 31, 2006

À Amizade I

O Sr. Albano seleccionou e leu um texto que nos emocionou. É um texto forte. Conta a história de uma amizade e da importância que temos na vida uns dos outros. Fez-me lembrar o filme de Frank Kapra, “Do Céu Caiu Uma Estrela”, que mostra como a vida de tantas pessoas teria sido sem a existência de uma outra.


“Aos Meus Amigos:

Um dia quando eu era caloiro na escola, vi um miúdo da minha turma a caminhar para casa depois da aula. O nome dele era Kyle. Parecia estar a carregar os seus livros todos. E eu pensei: “Porque é que leva para casa todos os livros numa sexta-feira? Ele deve ser mesmo um marrão. Como já tinha o meu fim de semana planeado (festas e um jogo de futebol com os meus amigos) encolhi os ombros e segui o meu caminho. Conforme ia caminhando, vi um grupo de miúdos a correr na direcção dele. Eles atropelaram-no, arrancando-lhe todos os livros dos braços e empurraram-no, de tal forma, que ele caiu no chão. Os seus óculos voaram, e eu vi-os aterrarem na relva a alguns metros de onde ele estava. Ele ergueu o rosto e eu vi uma terrível tristeza nos seus olhos. O meu coração penalizou-se por ele. Então corri até ele enquanto ele gatinhava à procura dos óculos e pude ver uma lágrima nos seus olhos. Enquanto lhe entregava os óculos, eu disse-lhe: “Aqueles tipos são uns parvos. Eles deviam era arranjar uma vida própria”. Ele olhou para mim e disse: “Ei, obrigado!”
(…)
Nos quatro anos seguintes eu e Kyle tornámo-nos melhores amigos. Quando nos estávamos a formar começámos a pensar na faculdade.
(…)
Ele teve que preparar um discurso de formatura. Eu estava super contente por não ser eu a subir ao palanque e a discursar. (…)
Quando ele subiu ao oratório, limpou a garganta e começou o discurso.
“A Formatura é uma época para agradecermos aqueles que nos ajudaram durante estes anos duros.
Aos pais, aos professores, aos irmãos, talvez até a um treinador.
Mas principalmente aos amigos.
Eu estou aqui para lhes dizer que ser um amigo para alguém é o melhor que se pode dar.

Eu vou-lhes contar uma história…”


(continua)
Albano Fialho
Ferreira do Alentejo, 20 de Maio de 2006

View My Stats