quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Considerações sobre a aula virtual...

Não gosto de frases feitas, de lugares comuns; mas ... se uma frase é muitas vezes repetida, provavelmente é porque encerra em si um conteúdo verdadeiro; assim, contrariando princípios, inicio este comentário afirmando que “quando tudo muda à nossa volta, não podemos ficar na mesma.” Vem tudo isto a propósito da experiência de uma aula virtual. Obviamente que poderia ser melhor, que fique claro. Mas, pareceu-me um primeiro passo: as novas tecnologias estão a mudar a vivência em Sociedade; o ensino, não pode alhear-se destes meios; a Internet enquanto magnífica ferramenta de comunicação, que permite trocas de experiências, a globalização da informação, a interacção à escala mundial, não pode alhear-se da sala de aula.

A minha opção deliberada e assumida pelo recurso às novas tecnologias no meu ensino, não esconde nenhuma motivação umbilical (quiçá freudiana), de modificar as formas tradicionais do ensino; nada se pretende mudar, apenas optimizar, procurando por outros meios alcançar, aquilo que é minha convicção dever ser o objectivo de qualquer docente: conseguir que os discentes aprendam (sublinhe-se, os alunos aprenderem, não serem ensinados).

Admito a crítica que estas experiências podem fomentar a exclusão daqueles que não tem a estes meios: mas é um risco que se assume, procurando incentivar nos discentes a consciência da inevitabilidade de usarem ferramentas imprescindíveis no futuro percurso profissional. No que me diz respeito, vou continuar por aqui, presencial e virtualmente…

10 Comments:

Blogger SMP said...

Parabéns pela iniciativa e pela abertura, que pressagia uma carreira produtiva e próxima (no bom sentido, que também os há maus) dos alunos. Muito sucesso e parabéns também aos aulnos pelo professor que encontraram...

1 de fevereiro de 2006 às 13:34  
Blogger sissi said...

Caro professor, n me foi possivel estar ligada à net na hora da aula virtual, o q muito lamento, mas as terças feiras são impiedosas. Enviei todavia umas duvidas q me «assolam» para o seu mail no gmail. Na oportunidade, gostaria q me ajudasse...Obrigada.

1 de fevereiro de 2006 às 14:23  
Blogger Hugo Cunha Lança said...

Silvia, não recebi nenhum e-mail seu,,
Cumprimentos,
Hugo

1 de fevereiro de 2006 às 16:54  
Blogger sissi said...

Ups...enganei-me no email...Já enviei de novo. Obrigada.

1 de fevereiro de 2006 às 17:01  
Blogger sissi said...

Sónia...és uma «anja» ;-)...manda lá q eu agradeço mt. Envia para silvialexandrino@gamil.com

1 de fevereiro de 2006 às 18:20  
Blogger sissi said...

Enganei-me no endereço como deves ter percebido...É silvialexandrino@gmail.com

1 de fevereiro de 2006 às 18:21  
Blogger Ana Rita said...

Sónia, vou intrometer-me na "vossa" conversa... podes enviar-me também sffv... eu gravei... mas distraidamente apaguei - rita.antunes@gmail.com
Muito Obrigada!

1 de fevereiro de 2006 às 18:55  
Blogger alnair said...

A Ana Rita e a Sónia já falaram por todos, penso, em relação à aula virtual. Também não queria tecer considerações em relação ao uso das novas tecnologias na educação, pois basta pensar que já começam a ser usadas no pré-escolar. Isto é para não desanimarmos. O que eu gostava realmente de salientar é a preocupação do Prof. em pôr a tónica na aprendizagem e não no ensino. Faz toda a diferença!Parabéns por isso! Espero que a nossa viagem à Papua Nova Guiné não seja muito dolorosa e regressemos todos muito felizes!Ate amanhã!

1 de fevereiro de 2006 às 20:02  
Blogger Hugo Cunha Lança said...

Operário do amor, agradeço as simpáticas referências! Partilho as suas reservas; este não é o local para grandes dissertações, mas "desconfio" sempre dos mega-planos, das reformas, e afins; sou um defensor dos pequenos passos, por a forma a conseguir, sustentadamente, um gradual incremento.

sandra, como sempre mais amável do que mereço.

aos restantes,, conversamos amanha em Papua Nova Guiné!!

1 de fevereiro de 2006 às 22:36  
Blogger JHonrado said...

tendo em conta a quantidade de posts relativos a esta aula virtual, so se podera considerar que a mesma foi 1 verdadeiro sucesso..

2 de fevereiro de 2006 às 02:01  

Enviar um comentário

<< Home


View My Stats