quinta-feira, junho 01, 2006

Encontramo-nos por aí…

Este espaço desde o seu inicio que foi um blogue de alunos. Na minha intervenção inaugural afirmei que “a minha contribuição esgota-se na sua criação, limitando-me a colocar espaçadamente algumas referências e conteúdos” Disse ainda que “este espaço é vosso, pelo que lhes rogo que o usem como vos aprouver, tirando dele todos os proveitos possíveis!”

Posteriormente, em e-mail enviado a todos os membros do blogue fui claro ao afirmar que reiterava “o que disse no primeiro "post" e, antes, na aula em que se falou na criação; este é um blogue vosso, de alunos, não meu! É minha firme intenção, paulatinamente, deixar espaço, tornar-me dispensável e sair em silêncio, continuando um leitor fiel. De quando em quando, sinto que o facto de ser aquele que mais "post" coloca é castrador da iniciativa dos alunos, os quais são os verdadeiros donos do blogue”.

Mantenho as minhas convicções. Se tive alguma utilidade na criação do blogue e na sua divulgação, por ora serei mais útil se sair.

Após escrever este e-mail, vou “excluir-me” da lista de membros. Sinto que se esgotou o meu tempo; neste momento faz pouco ou nenhum sentido continuar, num projecto que nunca foi meu, mas da Instituição Universidade Moderna de Beja! E o mais bonito dos projectos e das Instituições é o facto de as pessoas passarem e as ideias ficarem!
Partilhar com todos vós este espaço foi uma experiência muito agradável, encantadora e gratificante; agora é o momento de seguirem o vosso caminho.

Termino, repetindo uma frase que muitas vezes repito; encontramo-nos por aí, num Tribunal, numa biblioteca, num colóquio, num café, com sorte, num bom restaurante ou até num bar da moda; e não se esqueçam de tentarem ser estupidamente felizes.

Hugo Lança Silva

3 Comments:

Blogger alnair said...

Caro Professor,

Compreendo o intuito pedagógico que está subjacente à tomada da sua decisão. Temo, no entanto, que as nossas asas ainda não sejam asas de condor!
É certo que se este blogue é uma referência enquanto blogue temático, a si o devemos. Criou, aqui, um verdadeiro espaço de aprendizagem tão valioso quanto os espaços formais instituidos. E, pela minha parte, "obrigou-me" a pensar o direito como um todo, de forma diferente da que, habitualmente, temos nas aulas
Penso que nos deixa órfãos, nesse aspecto. O Professor é a alma deste espaço!
É certo que já nos tinha anunciado a sua intenção de nos empurrar para a autonomia, mas, no momento actual, com os exames à porta, receio que haja uma quebra na dinâmica, porque não vamos estar tão presentes quanto seria necessário.
Por tudo isto, pedimos que reconsidere a decisão de deixar de ser membro do blogue. É que por detrás dos projectos e das instituições estão sempre as pessoas. E essas são quem, verdadeiramente, importa!

2 de junho de 2006 às 13:37  
Blogger JHonrado said...

Tal como tu manela (peço desculpa pela familiariedade), repito o desejo de evitar a "desistência" do dr.º Hugo Lança da direcção do nosso blog.

Há pouco, durante uma conversa informal com o Dr.º Feliciano, atingi o grau de importância que o nosso professor assume nesta nossa periclicante universidade.. Tenho receio de que, pelo que já ouvi hoje, a mesma não assuma grande futuro caso a desistência do dr.º Hugo se venha a verificar.

Nas pelavras do professor, uma das poucas pessoas que fariam com que voltasse a mudar de intenções seria o dr.º Nuno Castro Luis assumir a coordenação científica da "nossa casa".. Não sei se tal será exequível mas, sinceramente, desejo-o enquanto última possibilidade até porque não gostaria de escrever aqui o epitáfio do Pólo de Beja da Universidade Moderna!

MENS AGIT MOLEM

3 de junho de 2006 às 03:43  
Blogger alnair said...

Pois é, João. E a mim não me apetece ver tal coisa escrita. Logo eu que pertenci ao grupo de alunos que iniciou a Moderna de Beja. Assisti ao seu início e não me apetece nada ver o seu fim!

3 de junho de 2006 às 12:20  

Enviar um comentário

<< Home


View My Stats