quinta-feira, março 08, 2007

Comunicado......



Ao contrário do que é dado a entender este blogue nunca teve pretensões de ser o Blog da Moderna!
Como é sabido a sua origem decorreu de uma ideia de alguns alunos e de um docente (saudoso Mestre e amigo), tendo como fundamento facilitar o intercâmbio de ideias, opiniões, trabalhos, etc., visando ainda aproximar alunos e docentes (que diariamente percorrem centenas de quilómetros em busca do saber), colmatando assim uma lacuna existente na “NOSSA” Universidade.
Não foi com surpresa que colegas de outros anos quisessem associar-se ao blogue (eventualmente por sede de conhecimento e em busca de “água no deserto”), pelo que o mesmo cresceu, tornando-se mais abrangente.
É e foi para nós uma honra ter tido como colaboradores no “NOSSO” espaço GRANDES MESTRES tais como Dr. Palma Lopes; Mestre Nuno Castro Luís; Mestre Hugo Lança; Drª. Teresinha Ramos; Dr. Carlos Pereira, entre outros…
Acreditem! É verdade! Pertenceram ou pertencem a este espaço… nunca podendo a sua credibilidade ser posta em causa, o que denota uma total confiança neste “cantinho”, confiança essa que para nós nos enche de orgulho e é suficiente.
Todos os alunos e docentes que quiseram fazer parte do blogue, foram e serão sem excepção bem recebidos, desde que se respeite escrupulosamente os direitos, liberdades e garantias de todos, o que até hoje nunca foi colocado em causa por quem quer que fosse.
Assim sendo, resta-nos reiterar o convite à participação de todos, designadamente, à Presidente da Associação de Estudantes da UMB, a qual de uma vez por todas poderia ter uma participação activa na defesa dos interesses dos alunos que diz representar, aproveitando ainda para “tentar” legitimar a SUA Associação.

Acta simulata substantiam veritatis mutare non possunt

Luís Rocha

6 Comments:

Blogger Sonya said...

Depois de hje ter lido o comunicado da AE, fiquei um pouco surpresa, pq continua-se a verificar o total e inexistente apoio deste órgão da n/universidade, aos alunos, q são e continuarão sempre a ser a 'alma' de qualquer associação de estudantes ou faculdade! O blog n é nenhuma destabilização,bem p'lo contrário, mas sim 1 espaço, onde qualquer aluno da Univ Moderna pode dar opiniões ou manifestar o seu legitimo desagrado (ou agrado) s/qualquer assunto ou situação q se passe dentro da n/instituição,e q não seja de acordo c/os interesses dos alunos!Até mesmo vocês, elementos e membros da Assoc Estudantes o pdem fazer!Se n se revêem no blog, então, é pq a defesa dos interesses dos alunos q tanto apregoam no comunicado hje afixado, não coincide nem é o v/ principal objectivo...Ou n será assim?!Parece-me q existirá aqui alguma contradição da v/parte!!!

Sónia Barrambanas

8 de março de 2007 às 02:20  
Blogger sissi said...

Eu já deixei de me surpreender com o que quer que seja mas há coisas que ultrapassam todos os limites. A mim ninguem me perguntou se não concordava com o que foi colocado neste blog. Logo, com que legitimidade fala a Associação de Estudantes, em nome de um pretensa maioria de alunos???? Ontem estive na Universidade das 18 às 22 e nunca vi ninguem perguntar o que quer que fosse aos alunos. Fazer sair um comunicado com este teor sem antes ter decorrido uma RGA (que em boa verdade em 5 anos NUNCA se realizou), é no mínimo uma tentativa de nos fazer passar por parvos. O problema é precisamente esse: PARVOS não somos. E quem hoje está no poder pode muito bem deixar de o estar quando a legitimidade já frágil que tem lhe é retirada por quem verdadeiramente a deve conferir. Aguardemos...
P.S: E para que fique registado SUBSCREVO na integra o que aqui foi já dito. Saúdo coragem de quem não se cala e de quem se recusa a baixar os braços.

8 de março de 2007 às 10:39  
Blogger Luis de Faria e Silva said...

Não é com satisfação que aqui me dirijo em função do artigo publicado, mas não poderia deixar de o fazer, tendo em atenção a sensação que tenho da vida académica que se vive na nossa Universidade, e, que me induz sinteticamente a descrever como sendo tão só, o que me parece ser, não pondo de parte que possa ser somente o relato de um pesadelo:

• Clima de suspeição gratuita, com recurso a métodos ortodoxos e pouco dignos.
• Desilusão dos membros da Academia imbuídos de boa-fé.
• Crítica em surdina relativamente a elementos da Universidade, inclusive do corpo docente.
• Denúncia da inexistência de órgãos académicos.
• Demissão e ou exoneração de elementos do corpo docente.
• Processos de inquérito inconclusivos.
• Desrespeito pelos mais elementares princípios democráticos em processos eleitorais.

NÃO BASTA SÊ-LO TEM DE PARECÊ-LO

E citando Duque de La Rochefoucauld
O HOMEM VERDADEIRAMENTE HONESTO É AQUELE QUE NÃO SE OFENDE COM NADA

Luís de Faria e Silva

8 de março de 2007 às 12:29  
Blogger JHonrado said...

Começo a fartar-me de tanto alegação e contra-alegação.. Uma coisa é certa, se tivessemos uma AE actuante, funcional e representativa de todos os alunos e não somente do curso de engenharia, seria impossível à direcção da UM prosseguir a sua actuação (ou falta dela) imponemente!
Considero por tal que caso a situação não venha a apresentar melhorias devem as culpas ser repartidas entre AE (que tem o apoio da "maioria dos estudantes", tal como fazem questão de frisar no comunicado) e a grande culpada que é a direcção da instituição. Note-se aqui que quando se fala em direcção fala-se apenas numa pessoa, já que mais nenhuma é conhecida, que é o professor doutor Chambel Vieira!

8 de março de 2007 às 13:20  
Blogger Paulo S said...

Tens toda a razão Luís.
Nunca houve esse pretensiosismo, o de ter um espaço de convívio, intitulando-o como sendo da Moderna, mas antes, de todos aqueles que de uma forma ou de outra, por vezes em momentos de rara descompressão do seu tempo de dedicação ao estudo, poderem assim conviver num espírito académico de colegas.
Também é com a mesma saudade e carinho que todos sentimos a falta de Docentes que ao longo do tempo nos têm abandonado, refiro-me por exemplo à Drª Madalena Santos, Professor Cabral de Moncada, Doutor Mira da Silva,Dr. Vítor Minhalma, Mestre Duarte Lynce Faria, Drª Sílvia Jaquenod, entre outros.

Por isso o meu apoio a todos os que neste momento, de uma forma ou de outra, lutam para que esta NOSSA casa se mantenha com a chama do conhecimento, que todos nós buscamos, acesa.

Por certo que o intuito é o melhor, é o de poderem prestar a todos nós alunos, as melhores condições e qualidade de ensino.
Temos ao longo destes anos vindo a sentir por vezes, descontentamentos, receios, mas sempre fomos acompanhados pelos Nossos queridos Docentes, com uma palavra amiga de encorajamento, de esperança de que melhores dias virão e que todos unidos levaremos o nome da Universidade Moderna mais longe.

É nos maus momentos que se vê onde estão os amigos e as pessoas de grande valor, peço assim a todos os colegas, Docentes e Administração que, de uma vez por todas, se unam de esforços mútuos para que se vença a batalha do descrédito, do desencanto e da desilusão de todos nós num projecto que nos foi apresentado como sendo um projecto credível, feito por pessoas credíveis.

Quero acreditar que a celeuma levantada em torno da Nossa “casa” se deve à falta de diálogo e mal entendidos, o que reconduz a uma ausência ponderada de soluções credíveis e mágoas.

Todos merecemos mais, diálogo e reconhecimento.
Da minha parte, o meu obrigado a todos os que se têm esforçado em prol deste projecto, em especial e porque de outra forma não podia ser, ao meu Padrinho de curso Dr. Palma Lopes pelas longas horas de dedicação a tão nobre causa, a causa de transmitir os seus Doutos conhecimentos com a sua Arte tão exemplar, que é a de os transmitir de uma forma tão amiga e carinhosa, acompanhada de grande conhecimento científico.
A todos o meu Bem-Haja!

8 de março de 2007 às 14:12  
Blogger Fátima Parente said...

Este comentário foi removido pelo autor.

9 de março de 2007 às 02:29  

Enviar um comentário

<< Home


View My Stats