sexta-feira, março 31, 2006
Tiro nos Cornos ou pérolas da jurisprudência...
O Ministério Público deduziu acusação pela prática de crime de ameaças porque "durante uma discussão, o arguido ameaçou o ofendido, dizendo que lhe dava um tiro nos cornos".
"Com tais palavras o visado sentiu intranquilidade pela sua integridade física ".
O Juiz (de julgamento) decidiu não receber a acusação "porque inexiste crime de ameaças (...) simplesmente pelo facto de o ofendido não ter «cornos», face a que se trata de um ser humano. Quando muito, as palavras poderiam integrar crime de injúrias, mas não foi deduzida acusação particular pela prática de tal crime".
O Ministério Público recorreu da decisão, tendo o Tribunal da Relação de Lisboa acolhido o seu recurso, dando-lhe razão, remetendo-se o processo para julgamento, entre outros, pelos motivos que de seguida se descrevem, em breves extractos.
"
"Será porque por não ter cornos não tem de ter medo, já que não é possível ser atingido no que não se tem ?"
"Num país de tradições tauromáquicas e de moral ditada por uma tradição ainda de cariz marialva,
"Não se duvida que, por analogia, também se utiliza a expressão "dar um tiro nos cornos" ou outras idênticas, face ao corpo do visado, como "levar nos cornos", referindo-se à cabeça, zona vital do corpo humano. Já relativamente à cara se tem preferido, em contexto idêntico, a expressão «focinho»".
"Não há dúvida de que se preenche o crime de ameaças (...) uma vez que a atitude e palavras usadas são idóneas a provocar na pessoa do queixoso o receio de vir a ser atingido por um tiro mortal, posto que o local ameaçado era ponto vital".
(PS - cumprimentos agradecidos ao Sr.º Dr.º Manuel Motta Veiga).
Sociedades Comerciais
Já foi publicado o Decreto-Lei n.º 76-A/2006, de 29 de Março, o qual actualiza e flexibiliza os modelos de governação das sociedades anónimas, adopta medidas de simplificação e eliminação de actos notariais e registrais, assim como aprova o novo regime jurídico da dissolução e da liquidação de entidades comerciais.
Em face disso, são feitas numerosas alterações em diplomas em vigor, designadamente, no Código das Sociedades Comerciais, Código do Registo Comercial, Código Comercial, Regime dos Agrupamentos Complementares de Empresas, Regime do Estabelecimento Individual de Responsabilidade Limitada, Código Cooperativo, Regime do Registo Nacional de Pessoas Colectivas, Código da Insolvência e da Recuperação de Empresas e o Regime da Constituição Imediata de Empresas.
Este diploma poderá ser obtido, gratuitamente, aqui.
quinta-feira, março 30, 2006
Novo Site Académico
PS - agradeço a simpática referência aqui; aceito-a como (mais uma) prova de amizade, pois estou bem ciente que objectivamente não a mereço.
quarta-feira, março 29, 2006
Decreto-Lei n.º 76-A/2006
terça-feira, março 28, 2006
JANTAR DE HOMENAGEM
Daremos notícias depois ...
Um abraço
CORRECÇÃO
AULAS DE DIREITOS REAIS
O Dr.º Paulo Cavaco pediu-me para vos informar que hoje - quarta - feira, não dará aulas de Direitos Reais, porque valores benfiquistas se impoem..
Processo de Bolonha
Conferência Ordem Advogados, Conselho Distrital de Évora

Conferência sobre Meios de Prova e convicção do julgador
Oradores:
Ciência

segunda-feira, março 27, 2006
Jantar de Homenagem
Pessoalmente, deixo uma palavra de solidariedade para um antigo aluno que vive momentos dificeis.
Carlos, que tudo se resolva; eu, continuo a acreditar na presunção de inocência...
Novo blogue de Direito Comercial
Apresenta-se como:
"Este é um blogue para estudantes de Direito. Aqui vão encontrar diversos casos práticos. A opção por deixa-los num blogue, relaciona-se com o facto de permitir que sejam resolvidos on line, permitindo aos discentes a troca de dúvidas.
O estilo dos casos.. é pouco convencional, um pouco diferente do ordinariamente habitual nas cátedras de Direito; mas é o nosso, do qual não queremos, nem conseguimos abdicar.
A criação deste espaço tem como única explicação a nossa paixão pelo ensino, este vício de gostar do que fazemos e a tentativa de encontrar novos meios para o fazer melhor.
Finalmente, deixamos dois reptos; um para os discentes: resolvam on line os casos, permitindo a outros apreenderem convosco; outro repto, para colegas: imitem-nos, deixem na Internet os casos práticos fechados nas reprografias..."
(PS - por óbvias razões, não felicitamos o criador...)
domingo, março 26, 2006
sábado, março 25, 2006
Direito Processual Civil
sexta-feira, março 24, 2006
Novo Regime de Arrendamento Urbano
quinta-feira, março 23, 2006
Direito Administrativo II (4º ano)
O FCP jogou com um jogador de andebol, de seu nome Pepe, que no fim do jogou comentou: "Foi só um toquito com o braço, praticamente ninguém se apercebeu".
Entretanto Oleg Sem Crença comentou que quando um jogador joga a bola com o braço dentro da àrea, no caso de se tratar de um jogador de andebol, tal acto não é punivel.
Atenção rapaziada do Trabalho
03-2006
A Lei da Assembleia da República nº 9/2006, publicada em D.R. -I série de 20 de Março, veio alterar o Código do Trabalho e respectiva regulamentação. Com entrada em vigor após os cinco dias de "vacatio legis", esta Lei deu nova redacção aos artºs 12º, 533º, 543º, 550º, 551º, 557º, 559º, 567º, 568º, 569º, 570º, 581º, 595º e 599º do Código do Trabalho, alterando também 12 artigos da Lei nº 35/2004 de 29-07 (Regulamentação do CT).
Consultem o endereço infra e podem e devem imprimir as alterações.
http://www.digesto.gov.pt/digesto2/
Bom estudo e tragam o caso prático n.º 6 resolvido.
Dilemas morais

Ontem, na edição do «Público», vinha uma interessante entrevista com um médico especialista em cancro gastrointestinal que defendia que «vale a pena adiar a morte de um doente com cancro avançado ou com metástases». Considero que esta afirmação levanta interessantes questões, que, inevitavelmente, tocam no domínio da eutanásia. Temo alguma vez ter um assunto destes nas mãos...Não sei que ditaria a minha consciência!
quarta-feira, março 22, 2006
A Catarina era minha aluna, no curso de Gestão de Empresas na Estig/IPBeja.
Mais importante, é minha amiga pessoal há mais de 15 anos. E vai continuar a ser.
Não ficaria bem com a minha consciência, se não lhe deixasse aqui um beijinho.
Penso que me compreendem.
Hugo
E, já agora...
Que esta noite seja como o veludo: AZUL.
Quem disser o contrário terá o seu comentário ELIMINADO!
(Claro que estou a brincar mas só mais ou menos)
Com sabor a Alentejo

Senti algumas reticências em aceitar tal convite pois embora viva sobre a bitola das 24 horas, tal como a generalidade dos mortais, resta-me muito pouco tempo para os «prazeres» - e digo prazeres pois para mim escrever sempre foi um prazer.
Não garanto que vá estar tão presente quanto os meus colegas mas posso prometer que farei todo o possível para «animar» este espaço. Julgo, porém, que não o farei com a indicação de grandes questões de Direito.. É que embora o Direito me apaixone, mais propriamente a Justiça que este ramo do saber deveria encerrar, considero que é a vida comum que nos deve preocupar. E são tantas as vezes que esta vida comum levanta questões importantes, mesmo na área do Direito! Assim, meus amigos, não posso prometer que não escreva sobre a falta de papel nas nossas magnificas casas de banho, os vidros partidos nas salas, o calor insuportável que se faz sentir no Verão, o preço dos livros, a falta de cooperação entre colegas, entre turmas...Também deixarei alguns apontamentos de humor pois afinal RIR é preciso. E, claro, terão de me perdoar, mas falarei às vezes da minha Mariana, que, terão de compreender, me ocupa quase 99,9 por cento do pensamento. Um beijo grande para todos...
terça-feira, março 21, 2006
Os Chats e o Direito
O tema é muito interessante.
segunda-feira, março 20, 2006
Aula de Filosofia do Direito de 16.03.06
As minhas desculpas, trataremos porém, de a compensar em momento oportuno.
Outro assunto:
Agradeço o gentil convite para ser mais um "bloger". Acho a ideia excelente e contribuirá por certo, para a dinâmica que todos desejamos para a nossa faculdade.
Vaca na Auto-Estrada
O tema é interessante. Fica o repto para se discutir sobre o tipo de responsabilidade da Brisa.
domingo, março 19, 2006
DIA DO PAI
Pai tantas coisa eu queria dizer,
Cresci ao teu lado, e o tempo passou,
e não sobrou tempo e até coragem
para dizer o quanto tu és importante,
na minha vida, no meu dia a dia...
Pai, nos momentos mais difíceis da
minha vida, tu estavas ao meu lado.
Nos momentos de alegria,
tu estavas ao meu lado.
E hoje neste teu dia,
entre todos os outros dias,
gostaria muito de estar do teu lado...
Palavras não terei para expressar
o quanto te amo, para dizer-te o
quanto és importante na minha vida...
Continua sempre assim meu PAI.
sábado, março 18, 2006
Anteprojecto do Código do Consumidor
quarta-feira, março 15, 2006
Calendário de Aulas de Direito Administrativo II
Dia Mundial do Consumidor
No pacote de medidas hoje apresentadas consta ainda, o anteprojecto do Código do Consumidor, em preparação desde 1996, e que vai finalmente ser colocado à consulta pública, bem como a criação de um Gabinete de Aconselhamento Financeiro, em parceria com o Instituto Superior de Economia e Gestão.
I Congresso de Investigação Criminal
segunda-feira, março 13, 2006
Ele há coincidências...
secretário pessoal do vice-presidente conselheiro Domingos Brandão de Pinho, e por indicação deste, o licenciado Tiago Filipe Pereira Brandão de Pinho, com efeitos a partir de 1 de Fevereiro de 2006.1 de Fevereiro de 2006.
Reforma do Código Penal
Reforma do Código Penal entregue hoje ao ministro da Justiça
quinta-feira, março 09, 2006
quarta-feira, março 08, 2006
8 de Março - Dia Internacional da MULHER

Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.
Elas lutam por aquilo que acreditam.
Elas levantam-se perante a injustiça.
Elas não levam "não" como resposta quando acreditam que existe melhor solução.
Elas andam sem sapatos novos para suas crianças poderem tê-los.
Elas vão ao médico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.
Elas choram quando as suas crianças adoecem e se alegram quando as suas crianças ganham prémios.
Elas ficam contentes quando ouvem sobre um aniversário ou um novo casamento.
Pablo Neruda
Reforma Código Penal: segredo de justiça vincula jornalistas em casos específicos
Nesta, o artigo 371 diz, no nº 1, que o crime se aplica às pessoas que têm acesso directo ao processo, designadamente funcionários judiciais, juízes, procuradores do Ministério Público e advogados.
No novo n.º 2 do artigo aplica-se também esta pena de prisão até dois anos a "quem der conhecimento" de certos elementos do processo penal cobertos pelo Segredo de Justiça, prejudicando a investigação criminal, adiantou a fonte. Este artigo não menciona expressamente os jornalistas , mas aplica-se a "qualquer cidadão".
terça-feira, março 07, 2006
Regras de Registo de Domínios (.pt)
Portaria n.º 221/2006
Pergunta de insónia...
segunda-feira, março 06, 2006
sábado, março 04, 2006
Venho por este meio, em meu nome próprio - mas com a certeza que se estende aos restantes docentes da cadeira - desejar as maiores felicidades, pessoais e académicas, aos novos docentes de Direito Processual Civil e publicamente disponibilizar-me para todo o auxílio que entenderem necessário ou conveniente.
Estou absolutamente convicto (e agora falo apenas do que diz ao respeito ao meu trabalho) que a nova equipa irá demonstrar o mesmo empenho e entusiasmo, mas com absoluta certeza mais brilhantismo, mais eloquência e maior qualidade.
Aos meus alunos, com a certeza que receberão os novos docentes com o mesmo regozijo, simpatia e disponibilidade para o trabalho com que me receberam, desejo as maiores felicidades, agradecendo a gentileza com que aceitaram as minhas falhas e limitações.
Hugo Lança Silva
O direito pelo mundo...
Em Bali, Indonésia, Câmara de Representantes em Jacarta está a debater legislação que, a ser aprovada, pune com penas de prisão até cinco anos e multas de 250 milhões de rupias (cerca de 24 mil euros) quem for surpreendido a beijar-se na via pública (vide a noticia aqui).
Perguntamos: se o homem do Sudão for passar a lua-de-mel a Bali, pode beijar a cabra?
sexta-feira, março 03, 2006
Mediação em Processo Penal
Legislação

quinta-feira, março 02, 2006
ORAIS DE PROCESSO PENAL MARCADAS
A todos um bom estudo!
Processo Civil (colóquio em Setubal)
Tema: Reformas no Processo Civil
( as novas leis)
Participantes:
Professora Dr.ª Mariana França Gouveia – Faculdade de Direito - - Universidade Nova de Lisboa ( Linhas da reforma do Processo Civil )
Dr. Lopes do Rego – Procurador-Geral Adjunto – Tribunal Constitucional
( Linhas da reforma do Processo Civil )
Dr. Moreira do Carmo – Juiz de direito – Tribunal Judicial de Setúbal
( A reforma e os magistrados )
Dr. António Parra - Advogado
( A reforma e os advogados )
Moderador: Dr. Diamantino Pereira
Anteprojectos: Lei-Quadro da Política Criminal/Revisão do Sistema de Recursos em Processo Civil
quarta-feira, março 01, 2006
Mais vigilância ao serviço dos patrões

RAU
O texto integral da Lei 6/2006 de 27 de Fevereiro, pode encontrar-se aqui.